Afinal, o que é ansiedade?

Por Vivian Ragnane, 3 junho 2024

Ansiedade tem sido um tópico recorrente nas conversas atuais, alguém que está com crise de ansiedade, fulano que não usa mais as redes sociais por gatilhos de ansiedade, ciclano que foi afastado do trabalho por conta da dita cuja.

Mas por fim, quem sabe o que é ansiedade?

Em linhas gerais,

A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras. É uma emoção, um afeto, normal que todos experimentam em determinados momentos da vida. No entanto, quando a ansiedade se torna persistente, intensa e começa a interferir nas atividades diárias, pode ser considerada um transtorno de ansiedade.

Os sintomas comuns de ansiedade

Incluem preocupação excessiva, nervosismo, medo irracional, tensão muscular, dificuldade para concentrar-se, problemas para dormir e sensação de que algo ruim está para acontecer.

É bastante difícil lidar com a ansiedade

Porque normalmente não é simples identificar sua causa. Quando alguém muito querido morre, ficamos triste. Ou seja, o afeto tristeza está ligado a uma idéia, a morte de alguém. Ou quando ficamos muito felizes porque ganhamos um presente, novamente o afeto está ligado a uma idéia. No caso da ansiedade, o sentir, embora seja muito forte, não está associado claramente a nada. Ainda que existam hipóteses, tem algo de desconhecido na ansiedade e por isso inclusive que a coisa tende a ser ainda mais angustiante.

Como descobrir a causa da ansiedade?

Num processo psicanalítico é possível investigar a origem da ansiedade. Através da associação livre, uma idéia vai se conectando a outra, como numa colcha de retalhos. Esses pequenos pedaços, que separados não fazem sentido algum, ao conectarem-se, formam um sentido, uma colcha, ou seja, a ideia originária do afeto ansiedade.

O acompanhamento do psicanalista tem a importância de ajudar na costura dessas peças soltas. O inconsciente pode ser bastante ardiloso e “sem querer” deixar peças de fora, costurar uma por cima da outra, costurar torto, e assim fica mais difícil identificar as causas da ansiedade.

O processo terapêutico tem papel fundamental no desenvolvimento do autoconhecimento e na investigação das causas da ansiedade.

Quem sabe não posso ser sua terapeuta? Agende agora sua sessão!

whatsapp icon
Rolar para cima