Vivian Ragnane Psicanalista

Olá, meu nome é Vivian.

“Vivian”, de origem latina, deriva de vivus“vivo”, “cheio de vida”. Sempre me reconheci nesse significado. Assim como a psicanálise, carrego o desejo de estar presente na vida com autenticidade, consciência e profundidade.

Minha jornada na psicanálise começou a partir do meu próprio processo analítico. Antes de ser analista, fui analisanda — e foi na escuta do outro, nessa experiência de encontro e acolhimento, que descobri meu caminho. Percebi, ali, um propósito: acompanhar pessoas na construção de uma vida mais própria e significativa.

Sou formada em psicanálise pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos) onde desenvolvi minha formação teórica e clínica. Tenho experiência no atendimento de jovens e adultos em meu Consultório de Psicanálise na Vila Madalena, em São Paulo, e também realizo atendimentos online.

Minha base teórica é a psicanálise freudiana, com aprofundamento nos estudos de Donald Winnicott. Entendo o encontro analítico como um espaço vivo, onde a presença do analista sustenta condições para que o paciente se escute, elabore sua história e desenvolva novos modos de existir.
Acredito que é a partir da experiência de estar com que se torna possível aprender a estar só.

Sou também formada em psicanálise institucional pelo NUPAS (Núcleo de Psicanálise e Ação Social). A clínica, para mim, é também um ato político. Por isso, me dedico a projetos sociais oferecendo escuta àqueles em situação de vulnerabilidade.

Co-fundei o DIVAM (Debates Integrados pela Valorização e Acolhimentos de Mulheres), um coletivo de psicanalistas feministas sediado na Casa das Mulheres. Atuei como voluntária na ONG BOMPAR e integro a Oficina Clínica de Psicanálise

Para mais detalhes sobre meu trabalho clínico, acesse a página de atendimento.

Se desejar iniciar um processo analítico, entre em contato — será um prazer te acompanhar.

Modalidades de Atendimento

whatsapp icon
Rolar para cima